Capítulos
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4

Rute 4 - NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje

1 Boaz foi até a praça que ficava ao lado do portão da cidade e sentou-se ali. Nesse momento apareceu o parente mais chegado de Elimeleque, aquele de quem Boaz havia falado. E Boaz lhe disse: —Meu amigo, venha aqui e sente-se. Ele foi e sentou-se.

2 Então Boaz chamou dez pessoas importantes da cidade e disse: —Sentem-se aqui. Eles se sentaram,

3 e Boaz disse ao seu parente: —Noemi voltou do país de Moabe e está querendo vender as terras que eram do nosso parente Elimeleque.

4 Então eu resolvi conversar com você sobre este assunto. Agora, se você quiser, compre essas terras na presença das autoridades do nosso povo e dos homens que estão sentados aqui. Mas, se não quiser, diga, pois o direito de comprar essas terras é primeiro seu e depois, meu. O homem respondeu: —Eu compro as terras.

5 Aí Boaz disse: —Se você comprar as terras de Noemi, também terá de casar com Rute, a viúva moabita, para que as terras fiquem com a família do falecido.

6 Então o homem respondeu: —Nesse caso, não vou usar o meu direito de comprar as terras, pois correria o risco de prejudicar a minha própria herança. Use você o meu direito; eu prefiro não fazer isso.

7 ( Antigamente, em Israel, para fechar um negócio de compra ou troca de propriedades, uma pessoa entregava à outra a sua sandália. )

8 Compre você as terras. Em seguida tirou a sandália e deu a Boaz.

9 Aí Boaz disse às autoridades e a todo o povo: —Hoje vocês são testemunhas de que eu comprei de Noemi tudo o que era de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom.

10 Também casarei com Rute, a moabita, viúva de Malom, para que a propriedade continue com a família do falecido. Assim o nome de Malom será sempre lembrado no meio deste povo e na sua cidade natal. Hoje vocês são testemunhas disso.

11 Todos responderam: —Sim, nós somos testemunhas. E as autoridades disseram a Boaz: —O SENHOR faça com que essa mulher, que veio para o seu lar, seja como Raquel e Léia, que deram muitos filhos a Jacó, tornando-se assim as mães da nação israelita! Que você seja rico e famoso em Belém-Efrata!

12 Que os filhos que o SENHOR lhe der neste casamento façam com que a sua família seja como a família de Peres, filho de Judá e de Tamar!

13 Então Boaz levou Rute para casa, para ser a sua mulher. Eles tiveram relações, e o SENHOR deu a Rute a bênção de ficar grávida, e ela deu à luz um filho.

14 E as mulheres disseram a Noemi: —Louvado seja o SENHOR, que lhe deu hoje um neto para cuidar de você! Que este menino venha a ser famoso em Israel!

15 Que ele seja um consolo para o seu coração e lhe dê segurança na velhice! A sua nora, a mãe do menino, a ama; e ela vale para você mais do que sete filhos.

16 Noemi pegou o menino no colo e cuidou dele.

17 Ao vê-lo, as mulheres da vizinhança diziam: —Nasceu um filho para Noemi! E lhe deram o nome de Obede. Obede veio a ser o pai de Jessé, que foi o pai do rei Davi.

18 Os antepassados de Davi, desde Peres, são estes: Peres, Esrom,

19 Rão, Aminadabe,

20 Nasom, Salmom,

21 Boaz, Obede

22 e Jessé.


Rute 4 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o nossa Política de Privacidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.